Há coisas curiosas em Gavião. E uma delas é a ideia de ou se faz ou se diz mal. E isso dá azo a uma teoria que poderemos chamar de Jorgecentrismo: tudo é feito ou por ou contra o Edil. Os principais teorizadores até são, espante-se, adeptos incondicionais da actual gestão autárquica. Desconhecendo se é estratégia ou táctica, ou misto de amplos, sendo que a principal oposição acaba por ser a própria realidade e não um blog cuja principal condicionante é que é um blog e nada mais que isso.
E quanto à realidade da nossa vila, estamos a meses do arranque de obras de requalificação do Largo do Município e da Regeneração Urbana, com intervenções que vão desde parques de estacionamento a passeios e recondicionamento de tráfego. Há intervenções que fazem sentido, outras parecem feitas a pensar no calendário eleitoral, no meio de obras que apenas alguns conhecem, há questões pertinentes que, ao que me tenha apercebido, não foram discutidas: estas obras são essenciais ao município, para além dos empreiteiros e projectista (de fora do concelho) o município ganhou alguma coisa, a actividade comercial aumentou, foram criados novos empregos, fixaram-se novas pessoas num município, que sejamos francos está quase moribundo em termos demográficos? Estas preocupações que devem acompanhar qualquer obra: o que fica servirá para uma placa e meia dúzia de intervenções desgarradas na inauguração para encher páginas de jornal ou criará as condições para um aproveitamento maior, gerador de riqueza? É que, e ao contrário do que muitos pensam, há obra boa e obra má. E obras que são feitas com base em projectos, que não são discutidos na praça pública, muitas vezes anacrónicos e desinteressantes (e aqui a culpa também deve ser partilhada pela dita sociedade civil que se desinteressa destas questões) pode - sublinho o pode - depois dar azo a obras que requalificam, mas a que falta utilidade.
É verdade que outros também fazem obra mal feita, governo outras autarquias, mas este blog fala de Gavião e desta população, das suas aspirações, participação e expectativas….