quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A essência das Obras

Há coisas curiosas em Gavião. E uma delas é a ideia de ou se faz ou se diz mal. E isso dá azo a uma teoria que poderemos chamar de Jorgecentrismo: tudo é feito ou por ou contra o Edil. Os principais teorizadores até são, espante-se, adeptos incondicionais da actual gestão  autárquica. Desconhecendo se é estratégia ou táctica, ou misto de amplos, sendo que a principal oposição acaba por ser a própria realidade e não um blog cuja principal condicionante é que é um blog e nada mais que isso.
E quanto à realidade da nossa vila, estamos a meses do arranque de obras de requalificação do Largo do Município e da Regeneração Urbana, com intervenções que vão desde parques de estacionamento a passeios e recondicionamento de tráfego. Há intervenções que fazem sentido, outras parecem feitas a pensar no calendário eleitoral, no meio de obras que apenas alguns conhecem, há questões pertinentes que, ao que me tenha apercebido, não foram discutidas: estas obras são essenciais ao município, para além dos empreiteiros e projectista (de fora do concelho) o município ganhou alguma coisa, a actividade comercial aumentou, foram criados novos empregos, fixaram-se novas pessoas num município, que sejamos francos está quase moribundo em termos demográficos? Estas preocupações que devem acompanhar qualquer obra: o que fica servirá para uma placa e meia dúzia de intervenções desgarradas na inauguração para encher páginas de jornal ou criará as condições para um aproveitamento maior, gerador de riqueza? É que, e ao contrário do que muitos pensam, há obra boa e obra má. E obras que são feitas com base em projectos, que não são discutidos na praça pública, muitas vezes anacrónicos e desinteressantes (e aqui a culpa também deve ser partilhada pela dita sociedade civil que se desinteressa destas questões) pode - sublinho o pode - depois dar azo a obras que requalificam, mas a que falta utilidade.
É verdade que outros também fazem obra mal feita, governo outras autarquias, mas este blog fala de Gavião e desta população, das suas aspirações, participação e expectativas….

1 comentário:

  1. Caro Rato,

    No meu artigo de opinião relativo ao feriado municipal de 2010, já eu próprio referia estes temas.... http://p-m.blogs.sapo.pt/56935.html

    Ver
    «Também Gavião tem ao leme alguém que passado pouco mais de um ano, neste seu último mandato, pouco criou de obra humana, isto é onde estão as políticas para atender a três factores que considero importantíssimos: o trabalho, o homem e a liberdade? Que avanços teve o concelho de Gavião na reforma do emprego, na reforma da agricultura, na reforma da livre expressão, no combate à litoralização?»

    Ou então em Outubro de 2010, em reunião de câmara .... http://p-m.blogs.sapo.pt/53748.html
    Ver
    «os verdadeiros problemas do município como o desemprego e despovoamento estão por resolver. Esses sim demonstram a verdadeira eficácia das políticas do executivo, ou seja, pouca ou nenhuma.»

    O ainda a última intervenção em Agosto 2011 sobre os censos, e nada foi dito em contra análise... http://p-m.blogs.sapo.pt/69235.html

    Ver
    «Por último, é meu dever alertar que a apresentação dos resultados dos censos para o concelho de Gavião, vem demonstrar que em cerca de 10 anos o concelho perdeu 1/5 da sua população, e está também o concelho de Gavião a nível nacional no 8º lugar do Índice de envelhecimento.»

    Que mais podemos nós fazer, para que as pessoas percebam isso?

    Paulo Matos

    ResponderEliminar